segunda-feira, 17 de maio de 2010

De Anísio Teixeira à Cibercultura: Desafios para a Formação de Professores Ontem, Hoje e Amanhã

Anísio Spínola Teixeira (Caetité, 12 de julho de1900Rio de Janeiro, 11 de março de 1971



Marco Silva se baseia nos textos de Anísio Teixeira para tratar da formação de professores.

Anísio tinha uma falta de sossego quando se tratava da formação de professores no seu presente e no futuro, ele prévio com antecedência desafios muito importantes para seu tempo, quando começa a se ampliar os meios de comunicação, do consumo exagerado, do divertimento, da publicidade. Em geral é uma preocupação muito bem colocada, mas pouco realizada em ampliar capitais para formação do professor.
Ainda estamos distantes da formação vista por Anísio. Ainda nos acostumamos com a TV como um auxílio didático, temos atualmente a internet e a pós-modernidade vem trazendo a educação cibercultura (conjunto de técnicas, de práticas, de atitudes, de modos de pensamentos e de valores que se desenvolvem com o crescimennto da internet)
Anísio chamava o professor a passar por cima do seu preconceitos para enfrentar à complexidade social que avistava em seu tempo. Ele percebia como a publicidade globalizava o homem que ainda não estava preparado na sua própria cultura, para derrubada de informações trazidas de todo o mundo.
Ele indicava para a defasagem dos professores ainda longe do perfil indispensável a uma inovadora formação dos estudantes e enfatizava: “ ainda não fizemos em educação o que deveria ser feito para preparar o homem para a época que ele criou e para qual foi arrastado”. O ideal seria formar professores com capacidades de lidar com a dificuldade e a amplitude do seu tempo, para assim encaminha-lo para uma ordem humana. Seria preciso premeditar as inovadoras gerações para saber lidar com a mídia.
O professor não esta sendo preparado para atuar nessa sua nova fase, ou seja, não esta apto para disponibilizar uma educação à altura do seu tempo.

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